Tudo o que você precisa saber para casar na Igreja
Muitas noivas sonham com o casamento na igreja. Para algumas é um sonho da vida inteira, desde crianças, em que ficavam imaginando a chegada na igreja, a entrada com o pai, a caminhada para o altar com a marcha nupcial ao fundo e o noivo esperando emocionado.
Não podemos negar que são cenas lindas e muito emocionantes. Difícil ou quase impossível não se emocionar em um casamento na igreja.
Entretanto, para chegar no resultado esperado e sonhado pela noiva, existem alguns procedimentos que devem ser cumpridos com uma boa dose de planejamento. Então, continue lendo esse post e veja tudo o que você precisa saber para casar na Igreja.
Reserva da Data
A primeira coisa que precisa ser feita pelos noivos, antes de começar com qualquer planejamento e organização do casamento, é definir a igreja e já marcar a data e horário com antecedência. Essa reserva de data pode ser feita até um ano e meio antes e resolver isso logo no começo livra os noivos de transtornos futuros.
Procedimentos para o Casamento na Igreja Católica
Você sabia que existem regras para casar na Igreja? Os procedimentos do casamento na Igreja Católica são ditados pelo Código do Direito Canônico, que considera esse ritual um sacramento, que só pode ser celebrado nos templos, ou seja, não há casamentos católicos celebrados fora da igreja.
Por isso, assim que você escolher a paróquia que será realizada a cerimônia e fechar a data, os noivos precisam ter uma conversa com o padre responsável. Ele vai explicar todos os procedimentos e deveres pertinentes ao casal após o juramento realizado no altar, como o curso de noivos, a vestimenta, o batismo.
Curso de Noivos
O curso dos noivos é essencial para se casar na igreja católica. É um curso pré-matrimonial que ajuda a orientar a vida do futuro casal, para que eles tenham mais consciência dos desafios da vida a dois.
Não precisa ser feito no mesmo local que será realizada a cerimônia e, caso isso ocorra, deve-se levar o certificado de conclusão do curso na igreja em que vai acontecer o casamento.
Casamento na Igreja Evangélica
Já se o seu casamento for realizado na Igreja Evangélica, os procedimentos são um pouco diferentes. Para começar, o casamento para essa religião não é um sacramento e, portanto, não há obrigação de se casar em um templo.
Para eles, o casamento é uma instituição divina, um meio de obter as bênçãos divinas para formalização da união perante a família e a comunidade.
A conversa com o pastor ou ministro também é imprescindível, ele vai dar o tom do evento e as orientações que precisam ser seguidas pelos noivos.
Casamento na Igreja com Civil
O casamento na igreja pode ser feito com efeito civil, quando o casamento civil acontece junto com a cerimônia religiosa. Para isso, deve-se contar com a presença de um juiz de paz do cartório durante o casamento na Igreja.
Decoração
A decoração da Igreja será a mesma para todos os casamentos que vão ocorrer no mesmo dia. Isso tem um lado bom, o valor também é dividido entre os noivos. Com isso, é preciso chegar a um consenso para a decoração. Todas as noivas do dia precisam se reunir e definir qual estilo agradará à todas.
Fotógrafo
Por último, dê muita importância para a escolha do fotógrafo. Por ser um local fechado e com espaços limitados, escolha um fotógrafo que já esteja acostumado a fotografar na Igreja. Um diferencial é oferecer drones para filmar o seu casamento das alturas. Imagina que linda a cena sua caminhando até o altar vista de cima?
O Nilson Versatti, além de possuir vasta experiência em casamentos na Igreja, também oferece seu serviço com drones. Entre em contato conosco e peça o seu orçamento.